Publicado em 03/12/2024A produção de milho em Mato Grosso para a safra 2024/25 foi estimada em 45,85 milhões de toneladas, um aumento de 0,68% em relação à previsão anterior. O ajuste reflete a expansão da área plantada, segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado nesta segunda-feira (2).
De acordo com o instituto, o aumento na projeção está ligado à melhora nos preços futuros do milho no Estado, que têm garantido a cobertura dos custos operacionais dos produtores.
A área destinada ao milho segunda safra foi estimada em 6,84 milhões de hectares, alta de 0,70% em comparação ao mês anterior. O número representa um crescimento de 0,56% frente à safra passada.
Apesar da ampliação da área, a produção deve recuar 2,81% em relação à última temporada, com uma queda prevista na produtividade média.
“Embora haja aumento na expectativa de área, um ponto de atenção continua sendo a grande concentração de soja que precisará ser colhida entre janeiro e fevereiro de 2025 para o plantio do milho na sequência”, informou o Imea.
A concentração ocorreu devido a atrasos nas chuvas que comprimiram o período de plantio da soja em duas semanas. Apesar disso, as condições climáticas têm favorecido a atual safra de soja, cujo plantio já foi concluído.
A produção de soja em Mato Grosso foi mantida em 44 milhões de toneladas, mesmo patamar da estimativa anterior. O volume representa um avanço de 12,78% em relação à safra anterior, marcada por perdas devido à estiagem.