Publicado em 05/11/2024O preço da arroba do boi gordo segue em tendência de alta, impulsionado pela escassez de oferta de gado, segundo análise de Alcides Torres, especialista da Scot Consultoria. Após iniciar o ano em queda até junho, a cotação passou a subir de forma consistente, atingindo recentemente R$ 320,50 no indicador Cepea/B3.
Torres explica que a alta deve-se principalmente à redução significativa na oferta de matrizes e fêmeas para abate, o que afetou diretamente o mercado em 2023 e no primeiro semestre de 2024. “Nos últimos 90 dias, o preço da arroba subiu cerca de R$ 93, um aumento de quase 30%”, destacou Torres. Segundo ele, essa tendência deve se manter firme até o fim do ano, especialmente com o período de entressafra.
Acompanhe as cotações da arroba do boi gordo e da reposição em: www.pecuaria.com.br/cotacoes.php
Além disso, Torres detalhou que o aumento nas exportações de carne bovina tem ajudado a escoar o excedente de produção, aliviando a pressão sobre o mercado interno. Estima-se que cerca de 35% da carne produzida no Brasil seja destinada ao mercado externo. No entanto, o consumo interno ainda absorve a maior parte da produção nacional, e o aumento dos preços da carne não tem sido integralmente repassado ao consumidor final. Enquanto a arroba subiu cerca de 40% em três meses, o preço da carne para o consumidor subiu aproximadamente 20%, refletindo a limitada capacidade de compra do brasileiro.
Para os próximos meses, Torres aponta que a demanda interna pode crescer com o pagamento do 13º salário e as festas de fim de ano, mas que em janeiro, historicamente, há uma queda com a chegada das férias escolares.