Publicado em 23/10/2024O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) registrou alta de 3,3% entre agosto e setembro, em termos nominais. O crescimento foi impulsionado por aumentos em todos os grupos de produtos: o IPPA-Grãos subiu 3,2%, o IPPA-Pecuária avançou 4,6%, o IPPA-Hortifrutícolas teve alta de 4,2%, e o IPPA-Cana-Café apresentou elevação de 0,7%.
No mesmo período, o Índice de Preços ao Produtor Amplo de Produtos Industriais (IPA-OG-DI) teve variação positiva de 0,2%, o que indica que os preços dos produtos agropecuários continuaram subindo em ritmo mais acelerado do que os industriais no Brasil.
No cenário internacional, o índice de preços de alimentos calculado pelo FMI subiu 0,7% quando convertido para reais, acompanhando a leve valorização do câmbio oficial, de acordo com o Banco Central. Isso reflete uma maior estabilidade nos preços internacionais dos alimentos.
No acumulado de 2024, o IPPA/CEPEA apresenta queda de 4,5%, influenciado principalmente pela retração de quase 10% no IPPA-Grãos e pela baixa de 5,4% no IPPA-Pecuária. Em comparação, o IPA-OG-DI de produtos industriais recua 2,3% no ano, enquanto os preços internacionais dos alimentos caíram 0,1%.