Publicado em 21/10/2024O governo de Marrocos oficializou a concessão de uma cota de 20 mil toneladas para a importação de carne bovina, ovina e caprina do Brasil, sem a incidência do imposto sobre o valor agregado (IVA). A decisão foi comunicada pelos Ministérios da Economia e Finanças, Agricultura e da Indústria e Comércio marroquinos, como parte de uma estratégia para impulsionar o setor agropecuário local e garantir o abastecimento alimentar no país.
Atualmente, as tarifas de importação de Marrocos podem chegar a 200% para carne bovina congelada e 100% para carne de frango in natura. A isenção sobre a cota de carnes brasileiras visa facilitar o acesso desses produtos ao mercado marroquino, fortalecendo as relações comerciais entre os dois países.
O documento também destaca a importância desse tipo de acordo para assegurar o equilíbrio no abastecimento de alimentos e oferecer preços mais acessíveis aos consumidores.
Além das carnes, até 120 mil bovinos e 100 mil ovinos poderão ser importados com isenção do IVA. No entanto, o imposto parafiscal seguirá em vigor para os importadores.
Em 2023, o país foi o quarto maior destino das exportações brasileiras para a África, com US$ 1,23 bilhão, e o comércio bilateral somou US$ 2,65 bilhões.