Publicado em 10/10/2024O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, anunciou que continuará publicando seu indicador do boi gordo de forma independente, após o fim da parceria com a B3 para o Indicador Cepea/B3. O centro destacou que seguirá com pesquisas no mercado pecuário e em outros setores do agronegócio. Parcerias como as dos indicadores de milho e etanol com a B3 serão mantidas.
"O agronegócio brasileiro continuará contando com as informações e análises do Cepea para garantir a justa concorrência", afirmou a instituição em nota.
O Cepea ressaltou que suas pesquisas abrangem 32 cadeias agropecuárias, reforçando o compromisso com "princípios científicos, imparcialidade e integridade". O centro destacou que suas pesquisas, sem fins lucrativos, visam trazer transparência aos mercados e reduzir assimetrias de informação.
A B3 anunciou que utilizará o Indicador do Boi da consultoria privada Datagro para a liquidação de contratos futuros, com a mudança sendo válida para contratos com vencimento a partir de fevereiro de 2025. Até janeiro de 2025, o indicador do Cepea seguirá como referência.