Publicado em 09/10/2024A B3 anunciou nesta terça-feira (8/10) que, a partir de fevereiro do próximo ano, substituirá o indicador usado na liquidação de contratos futuros de boi gordo. O índice atual, apurado pelo Cepea, será trocado pela cotação da consultoria Datagro, que conta com dados de três mil pecuaristas e 120 frigoríficos.
Segundo Marielle Brugnari, diretora de produtos de commodities da B3, a mudança visa modernizar o processo. "A amostra da Datagro é maior e mais relevante", destacou. Além disso, o novo indicador automatiza a coleta de dados e utiliza a média ponderada, priorizando os preços do dia.
João Figueiredo, diretor de pecuária da Datagro, afirmou que o indicador foi desenvolvido com base em comparações globais. "Nosso diferencial é refletir com mais precisão a realidade do mercado", disse.
O Indicador do Boi Datagro cobre mais de 60% dos abates de bovinos no Brasil, com informações de pecuaristas, confinamentos e frigoríficos em todo o País. Os dados a serem divulgados pela B3, porém, vão concentrar números do Estado de São Paulo, região considerada como referência para as negociações dos bovinos.
Brugnari ressaltou que o volume de negociações ainda é baixo e que o novo indicador deve aumentar a liquidez. "Se o mercado confiar no indicador, os operadores terão mais segurança para negociar", concluiu.