Publicado em 03/09/2024O Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário recuou 2,3% no segundo trimestre de 2024 em comparação ao primeiro trimestre, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi pior que a expectativa de queda de 2%, conforme a mediana das projeções de consultorias e instituições financeiras. Na comparação com o mesmo período de 2023, o PIB agropecuário registrou retração de 2,9%.
A coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, destacou que o setor agropecuário perdeu o protagonismo nos resultados do PIB, com a indústria se destacando, especialmente nos segmentos de eletricidade, gás, água, esgoto, gestão de resíduos e construção.
Condições climáticas adversas impactaram a produção de soja e milho, principais produtos agrícolas, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola. No Rio Grande do Sul, enchentes em maio agravaram a queda do setor. Mesmo sem esses eventos, o ano já apresentava um cenário desfavorável para a agropecuária, com previsões de queda desde o início de 2024.
Rebeca Palis ressaltou que “já não era esperado um bom ano para a agropecuária” e que as dificuldades climáticas no Rio Grande do Sul “pioraram a situação”.